AdecoAgro
 
Intranet

    HISTORIA

Em setembro do ano de 2002, a Adecoagro entra no mercado agropecuário argentino com a aquisição da firma "Pecom Agropecuária SA" e seus mais de 74.000 hectares de terra. Naquele momento, Pecom Agropecuária era a terceira empresa agropecuária da Argentina, e esta compra de ações resultou a maior da América Latina em 2002.

Desde a Adecoagro, realizamos uma importante transformação do modelo produtivo, com o objetivo de otimizar o uso da terra e maximizar seu potencial. Favoreceu-se a agricultura como atividade mais importante. Por sua vez, foi otimizado o negócio leiteiro, melhorando a produtividade por vaca e a rentabilidade do negócio.

Os excelentes resultados operacionais obtidos permitiram à Adecoagro avançar nos seus planos de expansão, desenvolvendo novos negócios e diversificando nosso risco. No ano de 2004 começamos nossa expansão regional, adquirindo uma fazenda, A Macarena, em uma das áreas mais produtivas do Uruguai. Ao mesmo tempo, começamos a análise de possibilidades de investimento no Brasil, desembarcando definitivamente nesse país em 2005 com a compra de três fazendas localizadas nos Cerrados brasileiros.

Em fevereiro de 2006, foi dado o primeiro passo no negócio agroenergético com a compra da Usina Monte Alegre em Minas Gerais, Brasil. Nesta usina são processadas 1 milhão de toneladas de cana-de-açúcar para a produção de açúcar e etanol.

Em março desse mesmo ano, iniciamos o projeto Angélica Agroenergia, em Mato Grosso do Sul, Brasil. Esta usina começo a moer a meados de 2008 e processa 4 milhões de toneladas aproximadamente. Uma usina mais completa o projeto sucroalcooleiro no Brasil e a sua construção comencara no ano 2012. Desta forma, a previsão é superar as 11M de toneladas para 2015.

Em agosto de 2006 foi incorporado a Alfenas Café. Alfenas comercializa café brasileiro de primeira qualidade para mercados de alto poder aquisitivo, como a Europa e o Japão. Através desta empresa canaliza-se nossa produção e a de terceiros.

Em outubro de 2006 foi dado um passo importante em nosso projeto de café com a compra da Fazenda Lagoa do Oeste. Esta fazenda está localizada no Oeste da Bahia e será destinada à produção de café de qualidade.

Também dentro deste projeto na Bahia, em janeiro de 2007, adquirimos 50% da Fazenda Mimoso. Aqui vamos desenvolver mais de 500 hectares de produção de café sob irrigação, de excelente qualidade.

Em março de 2007, a empresa Pilagá S.A. incorpora-se à Adecoagro. Através desta compra, adicionamos 94,000 hectares de terra, 2 moinhos arrozeiros e uma marcas muito reconhecidasno mercado argentino, Molinos Ala.

Em Julho, a Adecoagro compra La Alegría, fazenda de 2.500 hectares em Villegas, e outra de 3.100 hectares no Uruguai, La Pecuaria; as duas com um potencial enorme.

Em Agosto de 2007, a Adecoagro adquire La Lácteo, empresa láctea localizada na província de Córdoba. Fundada em 1931, conta com duas plantas processadoras de leite, e uma capacidade total de 150 mil litros por dia para produzir queijos, leite, iogurte e manteiga, entre outros.

Em novembro, a Adecoagro se associa à Agropur para a industrialização do negócio lácteo, tomando a La Lácteo como plataforma de expansão. A Agropur é uma importante cooperativa láctea canadense, formada por produtores no ano 1938. Hoje é uma empresa líder no Canadá, e uma das principais companhias lácteas do mundo. Suas vendas superam os USD 2.3 bilhões,  e possui uma capacidade de processamento anual de mais de 2 bilhões de litros de leite, oferecendo uma impressionante e completa linha de produtos, incluindo as conhecidas marcas: Quebón, Oka, Sealtest, Yoplait e Natrel. A Agropur é composta por 3,939 membros, 4,300 funcionários e 21 plantas, além de numerosos centros de distribuição no Canadá.

Em dezembro, foi adquirida a Santa Lucía, fazenda de 17.500 hectares, na região de Bandera, província de Santiago del Estero. Esta fazenda possui mais de 12.000 hectares agrícolas, e aproximadamente 3.500 de mata virgem que serão preservadas.

Durante a última semana do mesmo mês, a Adecoagro junto com El Tejar compra a Agro Invest S.A.. Esta possui 3 fazendas: Los Guayacanes em Las Lajitas, Salta; de 10.877 hectares; La Guarida em Los Juries, Santiago del Estero, de 15.451 hectares e Las Palmas, sul de Santa Fe, de 5.236 hectares.

Atualmente, a Adecoagro possui mais de 270.000 hectares na Argentina, no Brasil e no Uruguai. Estamos interessados em continuar crescendo na região, para isso estamos continuamente em busca de oportunidades de negócios que agreguem valor à empresa.